|
|
| nique@ |
Nossa... queria muito a ajuda de vcs.. que cada vez que eu tento ler sobre trance e suas vertentes eu me perco mais ainda..
me tirem umas duvidas por favor!!
- Seriam: trance, psy trance e goa trance??.. qual a diferença entre eles??..
na verdade eu acho que escutando eu soube diferenciar o trance do psy.. mas ai me deparei com trance progressivo, hard trance, uplifiting trance e tech trance.. ai me perdi completamente
- no psy trance seriam: full on (morning, night e groove), progressive e darkside?... no caso o trance progressivo seria diferente do psy prog??
- por ultimo.. o que é o goa?
acho que deu pra ver que estou beeeeeeeeem perdida neh??.. se possivel me deem dicas de musicas pra ajudar a diferenciar..
- Tiesto, Public Domain, Yves Deruyter, Paul van Dyk.. esses seriam trance certo??.. mas que vertente do trance??
- Gsm, skazi, eskimo, azax, Alien project, Ticon.. é psy??.. mas em quais vertentes cada um se encaixa??
valeu e desculpe o testamento.. ;) |
|
|
| djads |
Ola.
Nao nos devemos fixar muito do tipo de "gaveta" a k cada musica se insere, deviamos de ouvir, e entao se gostarmos, gostamos, se nao, nao.
Mas contudo, o psy-trance usa mais effeitos e mais acid lines do que o trance melódico. Paul van dyk é trance melodico, e skazi psy trance.
o psy trance geralmente nao tem tanta melodia como o trance melódico.
Mas nao devias de te confundir muito com isto, porque isso dos estilos eh muito relative, imagine-se que alguem cria uma musica com effeitos e sons psy em fusão com uma melodia tipica com sons tipicos do trance melódico ? que estilo é? Simplesmente é o que é. Uma fusao entre trance melódico e psy trance :D
Contudo eu diferencio sempre psy com trance melódico, embora nao ache que isso seja necessario..
neste espirito despesso-me e desejo uma excellente semana,
Cheerz,
Alex |
|
|
| noikeee |
E neste caso, o "trance melódico" descrito pelo cara acima é exactamente a mesma coisa do que "uplifting trance" ou "epic trance". Nomes diferentes que vão bater ao mesmo.
Goa é relativamente parecido ao psy, tem mais a ver com psy do que com melódico/uplifting/epic. Mas é um estilo que não se encontra muito hoje em dia, estava mais na moda nos anos 90.
Aqui ficam uns nomes de artistas que definem de forma mais-ou-menos genérica o que é cada estilo:
trance melódico/uplifting/epic: Armin, Tiesto, Ferry Corsten, Paul van Dyk. Principalmente as faixas destes todos por volta de 1998-2002.
tech-trance: Marco V, Sander Van Doorn, algumas coisas mais antigas do Oliver Lieb (particularmente este cd: http://www.discogs.com/release/72101 ), algumas coisas do Tiesto (nomeadamente Flight 643, Traffic)
hard trance: Flutlitch, SHOKK, também é um estilo que se encontra muito pouco hoje em dia
trance progressivo: Leama, Tilt, Planisphere, ...
Acho que não disse nada estúpido, mas já deixei de ouvir trance há uns anos, por isso.. :D |
|
|
| nique@ |
Nusss.. brigadão mesmo hombres... tã me ajudando bastanta a entender um pouco esta bagunça que se fez na minha cabeça..
valeu pelas dicas de musicas e tals.. to esutando pra ver as diferenças.. mas mais do que isso.. to fazendo que nem vcs falaram.. é escutar e ve se gostar.. sem se ligar exatamente no que é.. até pq pelo que eu to vendo.. eu vou englobar varios estilos.. pq eu to gostando de quase tudo..
só mais uma duvida que persiste e uma nova duvida.. só mesmo por curiosidade..
Public Domain e yves deruyter são de qual vertente dentro do trance??..
e o Infected e Eskimo são de quais vertentes dentro do Psy??
sem mais.. só a agradecer a atenção... |
|
|
| The Darklord |
Hmm, correndo o risco de dizer alguma barbaridade, eu creio que PD é mais a cair p'ró Techno (ou pelo menos era, quando eu ouvia, nos tempos do "Operation Blade"...), e Yves Deruyter é... Trance. Já foi hard trance, agora acho que anda mais soft...
... mas claro, posso estar enganado. |
|
|
| djads |
Public domain eh mais techno, correcto.
Yves de ruyter é trance all the way, melodic trance :)
editora dele : bonzaimusic.com, (tambem editora de grandes artistas como: Airwave, MIKE, Ljungqvist, DJ Fire... e vai ter um novo artista, mas nao posso dizer quem por enquanto :tongue2.
noikeee, yep, trance melódico = uplifting, euphoric etc.
Uplifting trance é geralmente trance que tem um drive muito elevado e é mt flowing. usa geralmente sons "uplifting" como saw leads e afins (saw leads sao criadas com um tipo de waveform, ou seja, forma de onda sonora, que se chama "saw" e emite esse tipo de som).
Enquanto que euphoric é, como diz o nome, um estilo parecido, mas pode nao conter esses sons uplifting, mas sendo na mesma um som eufórico e , sendo assim, invocarnos numa sinestesia genial que só esta vertente nos consegue trazer. |
|
|
CLICK TO RETURN TO TOP OF PAGE
tranceaddict Forums Archive > Local Scene Info / Discussion > Ibero-America > Portuguese
|