|
|
| drizimm |
e ai trancers ! heheh
primero post aki meu..hehe..queria MTO saber a diferença de alguns estilos...queria explicações + exemplos de musicas... pra eu poder pegar e intender..hehehe..
os estilos que eu queria saber a diferença sao: progressive house, hard house, uplifting trance, progressive trance, eurotrance, techtrance e hard trance..
queria MTO saber a diferença... alguem poderia me explicar por favor?
por exemplo..que estilo que o Sasha toca? e o Paul van Dyk e o (erradamente) chamado "techno" que toca nas radios, como Dj Sammy e Lasgo?
valeeeeeeu =) |
|
|
| Lira |
Progressive House/Progressive Trance:
É um gênero razoavelmente velho, quando no meio dos anos noventa, o "Leftfield" denominou de house progressivo a mistura de house e trance que eles começaram a fazer (era uma união progressiva entre os dois estilos). Nisso, os produtores de trance também começaram a fazer músicas com elementos do house, o que resultou numa maciça houseficação do trance transformando-o em algo completamente diferente do que era antes (entro nesse mérito depois), e o trance progressivo também veio à tona. A diferença entre eles é bastante sutil, aliás. Com o tempo cê vai pegando ;)
Exemplos:
Sasha - Xpander
Leftfield - Open Up
Weekend Players - Into the Sun
Hard Trance:
É o que traduziríamos como trance pesado. Com uma batida mais forte e menos elementos do que o trance normal, trance pesado é um gênero que, pouco a pouco, tem perdido terreno pro hardstyle (que é simplesmente trance melódico com batidas mais fortes, ou seja, é algo pesado e leve ao mesmo tempo). Aqui vai exemplos de ambos estilos:
Hardtrance -> Embargo - Blackout
Hardstyle -> Blutonium Boy vs Dj Neo - Hardstyle nation
UK Hard House:
Toda vez que vier "UK" antes de "hard" é porque os gêneros bretões de música pesada tem algo em comum - eles são mais rápidos e mais frenéticos, mas não necessáriamente "pesados". É outro estilo que tem evoluído bastante, adotando vários elementos do trance mais antigo, tornando o estilo outrora "besta" em algo bastante interessante. Uma característica peculiar é que, como a maioria dos gêneros pesados, começou com menos elementos que o house normal, o que faz muitas pessoas questionarem a sua "housecidade".
BK & Nick Sentience - Noise
Cortina - The music is moving
Uplifting trance/Eurotrance:
Voltando à história do trance progressivo, vale a pena lembrar que a música passou por um grande processo de houseficação (o que era de fato o objetivo dos compositores de trance progressivo). Pois bem. Uma das vertentes da música house, o eurodance, tinha características bem carismáticas entre o público, como vocais predominantemente feminino (e as cantoras, por diversas vezes roubavam a cena e tinham mais atenção), sons de serra (é um som de formato peculiar /|/|/| ou algo assim) e a batida característica (o tuntstum :D). Esse gênero, porém, teve sua decadência em meados dos anos 90, com o aparecimento de hits como "Robert Miles - Children" onde a melodia cativante do dance era usado instrumentalmente, tendo a ênfase de volta nos produtores (que era quem, afinal, fazia a música). Isso foi desenvolvendo e caiu no agrado do trance já adaptado ao house, com a diferença de que agora os produtores recebiam o mérito.
A diferença entre trance melódico e eurotrance é sutil. Enquanto no trance melódico a uma maior ênfase na produção (às vezes exagerada) se tornando algo mais calmo (pega qualquer coisa do Armin Van Buuren), e no eurotrance a ênfase é naquele clima feliz de festa (pega qualquer coisa da Lasgo) e, por motivos que não entendo, sofre algum preconceito (você vai ver muito gringo chamando isso de "cheesy"). Sinceramente, o estilo é divertido bagarai :toothless
Tenho que ir dormir, eu deixo o tech-trance pro Jack :) |
|
|
| drizimm |
desculpa a expressao mais, caralho, nunca ninguem tinha me explicado tao bem esse assunto que nem vc meu...valeu mesmo..d+...
agora jah dah pra difeenciar um pouco..
soh me resta umas duvidas...por exemplo:
paul van dyk, oakenfold e tiesto, c encaixam em qual dessas vertentes ? prog trance ?
e dj isaac, groove coverage, darude..que acredito eu que sejam do mesmo estilo, qual das vertentes ?
porque que o psy trance, que na minha opiniao eh totalmente diferente do trance, leva esse nome ?
e por ultimo duas mais nada a ver...
o som que o fatboy slim toca (e nao o que ele produz), tipo Tim Deluxe, XPress-2, Groove Armada e etc, que estilo eh esse ?
e...como vc definiria o estilo de Born Slippy (a original, pq axo que essa eh a musica que mais tem remixes heheh) ??
po..valeu mesmo kra..de verdade.. |
|
|
| Cristiano |
| quote: | Originally posted by Lira
Tenho que ir dormir, eu deixo o tech-trance pro Jack :) |
É nóis...hehehehehhehe
Tech Trance:
Surgiu logo depois que o trance caiu na fórmula "cheesy", em meados de 99. Mauro Picotto e Marco V são os principais precursores. Eles juntaram os drums incessantes do techno com os pads viajantes do trance. Detalhe: o bassline nesse estilo, é uma das características marcantes.
Exemplos:
Mario Piu vs Fabio MC - Invaders
Marco V - Godd
Mauro Picotto - Pegasus
[]s |
|
|
| Cristiano |
Como diria Jack o estripador, vamos por partes...hehehehehehhe
| quote: | Originally posted by drizimm
soh me resta umas duvidas...por exemplo:
paul van dyk, oakenfold e tiesto, c encaixam em qual dessas vertentes ? prog trance ? |
Depende...
Paul Van Dyk segue uma linha bem melódica, é mais uplifting, mas ele também tem algumas coisas mais progressive.
Oakenfold atualmente é mais progressive "house" do que "trance".
Tiësto é como o PVD, atualmente ele tem variado muito em suas produções, como "Traffic" que é mais tech e a nova "Love Comes Again" que é mais uplifting.
| quote: | | e dj isaac, groove coverage, darude..que acredito eu que sejam do mesmo estilo, qual das vertentes ? |
Apesar de serem bem comerciais, eles se encaixam no hard trance.
| quote: | | porque que o psy trance, que na minha opiniao eh totalmente diferente do trance, leva esse nome ? |
Porque ele já teve um "Q" de trance, principalmente na época em que ele ainda era chamado de Goa, mas atualmente eu tb acho que de trance o psy não tem mais nada.
| quote: | e por ultimo duas mais nada a ver...
o som que o fatboy slim toca (e nao o que ele produz), tipo Tim Deluxe, XPress-2, Groove Armada e etc, que estilo eh esse ? |
O Norman Cook (Fat Boy Slim) não tem um estilo próprio, como ele mesmo disse em uma entrevista. Mas ele passeia muito entre o house, breakbeat e techno.
| quote: | | e...como vc definiria o estilo de Born Slippy (a original, pq axo que essa eh a musica que mais tem remixes heheh) ?? |
"Na minha opinião" eu definiria Born Slippy como trance, apesar dos produtores do Underworld terem sidos mais voltados ao progressive house.
That's it...
[]s |
|
|
CLICK TO RETURN TO TOP OF PAGE
tranceaddict Forums Archive > Local Scene Info / Discussion > Ibero-America > Portuguese
|