return to tranceaddict
Pages: [1] 2 3 4 
cena !!!

Isa_Vagalume
oie gente, sou nova aki hehehe.... bem...
tava lendo uma reportagem no baladaplanet e axei bem interessante e pensei pq naum colokr em jogo!!! me digam oq axam?!

...O que que está acontecendo? Estamos retrocendendo como cena? Não conseguímos mais conviver com a diversidade das coisas? Ou vou numa festa só de full on, ou vou numa festa só de progressive. Em qualquer dos dois casos sou obrigado a ouvir durante horas a fio a mesma vertente de música se repetindo. Não acho que o psytrance tem diversidade de tracks para se dividir agora, a prova disso é a repetição de músicas que tem se ouvido nas festas. Será que não dá para colocar full on à noite, groove pela manhã e progressive à tarde? Tem que ser uma coisa só do início até o fim? Não se pode variar a vertente de acordo com o horário da festa...Não se consegue mais conviver com a diversidade dentro da mesma vertente. Se gostam de full on, então querem ouvir só full on, se gostam de progressive, querem ouvir só progressive. Por que isto agora? Será que muitos reforçam as suas escolhas somente quando estão na sua zona de conforto? O que parece é que não se consegue mais conviver com as variações e inovações que o processo criativo de produção musical gera. Aquilo que é diferente é ruim. O negócio é repetir o máximo possível o que se conhece.

O mais estranho é ver isto numa cena dita underground e fora-do-sistema. Estamos caindo na mesma armadilha do POP. O público e o mercado é que estão direcionando artisticamente a cena. Poucas são as festas que tem coragem de inovar trazendo novas vertentes e novos sons. Música eletrônica eu entendia como desenvolvimento, inovação, mas agora não é mais em grande parte da cena.

Para a maioria dos festivais e festas, música eletrônica passou a ser um produto a ser vendido para um mercado cada vez menos informado. O negócio é apresentar aquilo que todo mundo já conhece e quer ouvir. Aquilo que não se conhece não se traz. Sabe o que que é isso? Isso é POP music. Djs e live pa's que são verdadeiros astros cobrando quantias cada vez maiores. Organizadores que são verdadeiros "business men". Todo aquele "glamour" que os freaks fugiram no final dos anos 60 está de volta. É isso aí, o negócio é faturar. Estamos caindo na mesma tentação do final dos anos 60. Trance deixou de ser um estilo de vida e passou a ser uma carreira promissora para se ganhar dinheiro e ser famoso. O próximo passo deve ser um festival trance na ilha de caras. O pior é que se eles pagarem bem, vão conseguir excelentes nomes para o line-up.

Será que não conseguiremos ser realmente freaks? Será que a opção de muitos dos envolvidos na cena é genuína? Ou está se tornando numa forma de pessoas com baixa qualificação ficarem famosas para um público cada vez menos atuante e informado? Realmente estou apreensivo com o andamento da carruagem. São poucos os eventos que vejo a preocupação dos organizadores em proporcionar uma experiência psicodélica. (Dj Brio)

axaram oq?! falow ae!! :)
mvt
antes d + nada bem vinda ao TA...

a musica eletronica pelo menos aqui no brasil não tem espaço para djs q tocam um estilo diferente , por isso cada vez mais temos mais do mesmo.E a coisa ta cada vez pior, ao mesmo tempo q a cena cresce, ela cresce de maneira errada.Em vez de crescer com o publico "natural" essa cena q esta ai só faz crescer o publico do "modismo",e esse publico infelizmente é a maioria.E com isso as festas viram um produto p/ um publico especifico q não esta ali pela musica e sim por outros motivos.
Lira
quote:
Originally posted by Isa_Vagalume
oie gente, sou nova aki hehehe.... bem...

Bem-vinda :)
quote:
...O que que está acontecendo? Estamos retrocendendo como cena? Não conseguímos mais conviver com a diversidade das coisas? Ou vou numa festa só de full on, ou vou numa festa só de progressive. Em qualquer dos dois casos sou obrigado a ouvir durante horas a fio a mesma vertente de música se repetindo.

Culpa dos elitistas e de ninguém mais.
quote:
Não acho que o psytrance tem diversidade de tracks para se dividir agora, a prova disso é a repetição de músicas que tem se ouvido nas festas. Será que não dá para colocar full on à noite, groove pela manhã e progressive à tarde? Tem que ser uma coisa só do início até o fim?

Realmente... tocar só psy-trance (ou drum'n'bass, ou techno,...) a noite inteira me faria querer cometer suicídio às 4 da manhã...
quote:
Não se pode variar a vertente de acordo com o horário da festa...Não se consegue mais conviver com a diversidade dentro da mesma vertente. Se gostam de full on, então querem ouvir só full on, se gostam de progressive, querem ouvir só progressive. Por que isto agora?

Por causa do elitismo. As pessoas vangloriam tanto o seu estilo favorito que ignoram os outros, fazendo pequenos grupos que atuam de forma egoísta. Não se preocupa, isso acontece em todo e qualquer lugar.
quote:
Será que muitos reforçam as suas escolhas somente quando estão na sua zona de conforto? O que parece é que não se consegue mais conviver com as variações e inovações que o processo criativo de produção musical gera.

De fato :(
qualquer lugar.
quote:
O mais estranho é ver isto numa cena dita underground e fora-do-sistema.

Como eu disse, são os elitistas que ficam repetindo isso pra si mesmos na ilusão de serem "diferentes". Sinceramente, nem trance nem psy-trance no Brasil são "underground": Já ouvi psy-trance tocando na rádio às 6 da tarde; tocava psytekk na minha universidade no intervalo (aliás, sempre me perguntei porque não tocavam outros estilos); quanto ao trance normal, lembremos que já teve música do PvD tocando entre as "7 melhores da Jovem Pan".
quote:
Estamos caindo na mesma armadilha do POP. O público e o mercado é que estão direcionando artisticamente a cena.

E tem sido assim desde 1995.
quote:
Poucas são as festas que tem coragem de inovar trazendo novas vertentes e novos sons.

Isso porque não cabe às festas fazer isso, e sim aos produtores. Temos um inchaço de DJ's no Brasil, e poucos produtores. Ainda assim, os produtores parecem imitar uns aos outros :sadgreen:
quote:
Música eletrônica eu entendia como desenvolvimento, inovação, mas agora não é mais em grande parte da cena.

Música eletrônica é simplesmente música feita com aparelhos eletrônicos: houve uma mistificação da música eletrônica como música do futuro e tal. Música eletrônica não é a "música do futuro", tanto é que ela tá sendo tocada hoje não só no círculo underground, mas em praticamente 90% do top10 da MTV. Os produtores da Britney Spears usam aparelhos eletrônicos, assim como a Kelly Key, o Paul Van Dyk e o Astrix.

É essa super-valorização da música (e pior ainda, do DJ) que levou a esse estado: Dj's começaram a se tornar ídolos, e a manter um som cada vez mais monótono para agradar seus fãs.
quote:
Para a maioria dos festivais e festas, música eletrônica passou a ser um produto a ser vendido para um mercado cada vez menos informado.

Skol Beats + Globo = aquilo que a gente viu ano passado, de ter uns cabeça de bagre usando chupeta dizendo que era protesto contra o aborto.

O que aqueles retardas esqueceram é que o único motivo pelo qual os ravers britânicos usavam chupetas é porque tomavam bala e eles precisavam mexer a mandíbula :rolleyes:
quote:
O negócio é apresentar aquilo que todo mundo já conhece e quer ouvir. Aquilo que não se conhece não se traz. Sabe o que que é isso? Isso é POP music. Djs e live pa's que são verdadeiros astros cobrando quantias cada vez maiores.

Claro, eles são superstars, porque não o fariam?
quote:
Organizadores que são verdadeiros "business men". Todo aquele "glamour" que os freaks fugiram no final dos anos 60 está de volta.

Agora eu me perdi :conf: Elabore, por favor :p
quote:
É isso aí, o negócio é faturar. Estamos caindo na mesma tentação do final dos anos 60. Trance deixou de ser um estilo de vida e passou a ser uma carreira promissora para se ganhar dinheiro e ser famoso.

Trance nunca foi, não é, e jamais será um estilo de vida: é um tipo de música. Não é uma dádiva de Shiva nem a maior revolução da música européia desde os compositores barrocos.

É essa glorificação musical que levou a isso que estamos vendo hoje, incluindo as festas que só tocam um tipo de música: porque os techno junkies e os hippies do trance não conseguem dividir a mesma pista de dança?
quote:
O próximo passo deve ser um festival trance na ilha de caras. O pior é que se eles pagarem bem, vão conseguir excelentes nomes para o line-up.

Isso. Ia. Ser. Massa. Como eles não entendem de música eletrônica, eles iam chamar nego de tudo quanto é estilo.

Pena que eu não ia poder comprar o ingresso :sadgreen:
quote:
Será que não conseguiremos ser realmente freaks?

Com qual objetivo? A gente é o que a gente é, pra que forçar ser aquilo que a gente não tá conseguindo ser. Vai ser mais estranho do que esse parágrafo aqui que eu escrevi :D
quote:
Será que a opção de muitos dos envolvidos na cena é genuína?

Boa pergunta...
quote:
Ou está se tornando numa forma de pessoas com baixa qualificação ficarem famosas para um público cada vez menos atuante e informado?

Desde que DJ's começaram a tocar um só estilo e passaram a servir de jukeboxes, não consigo imaginar algo mais triste.

Pelo menos os DJ's de funk improvisam lá na hora uns troço muito doido. Afinal, eles sabem que a música é pra divertir, não levam "tão" a sério assim.
quote:
Realmente estou apreensivo com o andamento da carruagem. São poucos os eventos que vejo a preocupação dos organizadores em proporcionar uma experiência psicodélica.

Ainda bem, porque se todos os eventos buscassem "psicodelia", quem ia ficar apreensivo era eu.
quote:
falow ae!! :)

Té mais, e mais uma vez, bem-vinda ao fórum ;)
Psychonoise
hehehe o lira ou maaz falou tudo...mas qro refoça umas coisas, realmente trabce nao é estilo de vida alias nenhum tipo de musica deveria ser vinculada a algum estilo de vida para algum tipo de protesto ate q tudo bem...e realmente ir numa festa q so tem um estilo de musica eletronica e q o dj nao diversifica é foda ainda mais quando o som é muito minimal como alguns technos(lenha),prog e psy...deveriam intercalar entre prog,trance,psy etc...a uns breaks tb vao bem!!É q o pessoal acha uma coisa do outro estilo o cara do techno acha q vai muito paraquedista pra se droga e por isso dizem q o psy é ruim...o cara do psy diz q o trance melodico é comercial e bla bla bla....se eu chega pra um roqueiro e diser q a aqla musica do sandy e junior é rock so pq usa guitarra é foda...acho q a classificaçao do pessoal vai alem do tecnico se usa aquilo e tals mas o feeling q ela proporciona...
NicklessGuy
quote:
Agora eu me perdi :conf: Elabore, por favor :p

er... nao foi ela q escreveu isso, skeceu? :D

D qq forma eu acho q oq a frase quis dizer éq recentemente rola todo um "luxo" e ar d empresa/executivo nas pessoas q fazem as festas e não ha espontaniedade e sinceridade nos motivos desses produtores.
Pelo menos é a impressão q se tem pela frase...

CLICK TO RETURN TO TOP OF PAGE
tranceaddict Forums Archive > Local Scene Info / Discussion > Ibero-America > Portuguese