return to tranceaddict

Innercity 2003 - Leiam!

FabiO <BrAziL>
Achei na página RadioDJ essa matéria, dêem uma olhada:

"Bom, em primeiro lugar gostaria de deixar bem claro que não sou contra a divulgação de nossa cultura desde que seja com responsabilidade e tenha seu devido valor agregado, mas infelizmente andei acompanhado nesse ultimo ano alguns fatos que me deixaram feliz, preocupado e até chocado e revoltado.

A primeira riqueza explorada pelo europeu em terras brasileiras foi o pau-brasil (caesalpinia echinata), árvore que existia com relativa abundância em largas faixas da costa brasileira. O interesse comercial nessa madeira decorria da possibilidade de extrair-se dela uma substância corante, comumente utilizada para tingir tecidos. Antes da conquista da América a indústria européia de tintas comprava o pau-brasil trazido do Oriente pelos mercadores que atuavam nas rotas tradicionais do comércio indiano. Após a conquista do Brasil, tornava-se mais lucrativo extraí-lo diretamente de nossas matas litorâneas.

O rei de Portugal não demorou a declarar a exploração do pau-brasil um monopólio da coroa portuguesa. Oficialmente, ninguém poderia retirá-lo de nossas matas sem prévia concessão da coroa e o pagamento do correspondente tributo. Porém com o desguarnecimento do litoral, que constituía um ponto seguro para os navios, diversos aventureiros e piratas portugueses, franceses, holandeses e ingleses aproveitaram para contrabandear o pau-brasil, com a ajuda dos índios goitacazes. Pode-se dizer que ai começa o ciclo do pau-brasil.

Agora, você deve estar se perguntando: O que isso tem a ver com a Música Eletrônica ????????

Bom, todos nós sabemos (e insistimos em não enxergar) que a música brasileira tem um ótimo reconhecimento no exterior. O pior é que o gringos, que sempre enxergaram isso, estão começando a usar nossa música e imagem em beneficio próprio. A maior parcela de culpa é nossa, que mora aqui, respira essa cultura, e tem a possibilidade de comprar discos por R$ 1,00 em sebos, mas preferimos pagar R$ 50,00 em um 12" importado qualquer.

Do Chill Out ao Drum´n Bass, a coisa está mais que escancarada, estão sampleando nossa cultura à vontade e ainda ganhando muitos pounds por isso. Não tenho nada contra com as faixas de Drum´n Bass que usam vocais do Gil Felix ou usam samples de MPB, até tiro o chapéu para os produtores BRASILEIROS que fazem isso. Também nada contra o house de Junior Jack e seu E-Samba ou o techno do DJ Cave com suas inúmeras faixas, que nadam e se divertem em nossas fontes, mas uma coisa me deixou muito chocado: o flyer que ilustra esta coluna, que foi tirado do link http://innercity.id-t.com/innercity2003/. Trata-se de uma mega-festa, que acontece todos os anos na Holanda. Tudo bem em homenagear o Brasil na edição 2003, agora pegar nossa bandeira e transformar em flyer já é demais, inclusive crime!

E o pior, cadê nossos DJs no line-up da festa? Será que o Paul Van Dyk ou o Tiësto entendem alguma coisa de BRASIL?? Na verdade, de "brasileiro", teremos a presença "garantida, exclusiva e confirmada" de artistas como Rio Coco Girls (??) e Os Bambas do Samba (??), fala sério, ninguém merece. Se alguem conhece esses 2 Top DJs ou Live P.A.s, me mande um e-mail por favor, pois estou extremamente curioso para saber quem são ou o que é isso.

Desculpem o desabafo, mais a coisa é séria, se nós não nos valorizarmos, se nossos produtores (que já são poucos) continuarem querendo fazer "igual aos gringos", ou preferirem pagar em doláres CDs de loops, ao invés de pegar os velhos e bons discos brasileiros (dos anos 60 e 70 de nossas avós), lamento mas só nos restará o papel de co-adjuvante ou o de simples telespectadores, e não será difícil em breve estarmos tocando a versão Extended Remix do Hino Nacional feita por algum Cave da vida."

O que que voces acham?????

* Edit do moderador *

Acho que a resposta do povo está nesse tópico aqui:
http://www.tranceaddict.com/forums/...light=innercity

:D

Quanto à minha opinião: BOTO MUITÍSSIMA FÉ!!!! A gente costuma importar um monte de estilo de música (aliás, trance é um exemplo), aí quando exportamos nossas coisas nego reclama :rolleyes: "Ah, eles tão ganhando dinheiro!"... e daí!? A gente não toca música deles (e incorpora elementos de música deles) e ganha dinheiro em cima disso também? É como se os londrinos viessem reclamar pro DJ Marky que o drum'n'bass é coisa deles :p

CLICK TO RETURN TO TOP OF PAGE
tranceaddict Forums Archive > Local Scene Info / Discussion > Ibero-America > Portuguese